20/11/08

MIC - Aula 5

SECÇÃO 3: ANÁLISE DE DADOS QUALITIATIVOS E QUANTITATIVOS
I ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS
1. Análise de textos
1.1 Análise de conteúdo

A análise de conteúdo é uma análise objectiva (científica) e não interpretativa. Quantificar aspectos manifestos e mostrar tendências, padrões ou ausências são os objectivos da análise de conteúdo. A análise de conteúdo é útil para estabelecer padrões e representações e estabelecer enviezamentos. Por exemplo, existe enviezamento entre a criminalidade nos media e a que realmente existe? Outro exemplo, a posição dos jornalistas face ao uso da canabis versus o tipo de notícias veiculadas.

A amostragem de uma análise de conteúdo faz-se através de uma série de critérios de selecção: o tipo de publicações que se analisa, a situação temporal dessa análise, a situação das fotografias. Estudamos o conteúdo relativamente a palavras-chave, temas, tipos de artigos, tipos de jornais. A abordagem pode ser mais ou menos ampla, sendo necessário elaborar um manual de planificação. Perante um grande universo de notícias construímos uma amostragem que deve ser o mais aleatória possível.

Por exemplo, se quero estudar os alunos de jornalismo não basta ficar à porta para ver os alunos que entram pela porta por volta das 18h- estou a enviezar todos aqueles que chegam atrasados, os que faltam, etc. Da mesma forma, se quero analisar um grande período de tempo, por exemplo uma publicação periódica durante um ano, vou realizar uma semana construída.

É preciso elaborar uma grelha de análise do conteúdo. Numa coluna o objecto estudado (revista nºx), a data, a secção e, por exemplo, a etnia das pessoas entrevistadas nesses artigos estudados na última coluna. Deve-se esclarecer a priori o que considero um texto, neutro ou negativo, qual o código presente no texto (fiability, realibility e fidelity).

Por exemplo, se quero analisar como os jornalistas vêm e tratam pa pobreza, faço entrevistas aos jornalistas. No final das entrevistas tenho muitos textos e para cada texto escolho um extracto representativo, elaborando uma grelha para caracterizar, numa palavra, o extracto do texto. Vamos depois cruzar informação, também. Analiso jornalistas experientes e menos experientes e cruzo, primeiro entre o grupo sénior e a perspectiva negativa e depois entre o grupo jovem e a sua perspectiva negativa. A partir daí leio a validade qualitativa.

(completar com análise do texto: "Counting Contents")

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